Casas de parto


Hoje, 26 de novembro, um dia após o dia internacional de eliminação da violência contra a mulher, depois de ter postado sobre a escolha da minha equipe humanizada e depois de ter assistido ao documentário "Violência obstétrica - a voz das brasileiras" (e ter chorado muito me imaginando passando por essas coisas terríveis), decidi escrever sobre as casas de parto, que podem ser uma luz pra quem quer um parto mais digno!


As casas de parto ou centros de parto normal fazem parte do sistema público de saúde e tem como principais objetivos humanizar e melhorar a assistência à gravidez, ao parto e pós-parto, elas oferecem uma alternativa ao parto hospitalar e devolvem ao nascimento sua dimensão social.. Os CPN (centros de parto normal) foram criados em 1999 pelo Ministério da Saúde para atender parturientes e recém-nascidos de baixo risco.

O diferencial desses locais é a oferta de bem estar e tranquilidade as gestantes e o serviço preserva as características de um parto domiciliar tornado as casas de parto uma saída para as mulheres que querem ter um parto natural diferente do que o que ocorre nos hospitais, onde a internação segue procedimentos traumatizantes como a separação da família, acesso limitado a alimentação e admissão de soro endovenoso.
Nas CPNs, a gestante pode caminhar, comer, beber. São utilizados recursos como banhos de banheira, chuveiro, massagens, caminhadas  para aumentar o relaxamento e ajudar a aliviar a dor durante o trabalho de parto. As gestantes podem escolher a melhor posição e maneira de dar a luz (seja na água, deitada, de cócoras...), de forma natural, sem o uso de medicamentos e com a presença dos acompanhantes escolhidos. É permitido o acompanhamento de doulas. Após o nascimento, o bebê não é separado da mãe.


As CPNs, não realizam partos de gestantes de alto risco ou que apresentem pressão alta, doenças cardíacas  diabetes, gravidez de gémeos entre outras. 
Atualmente o Brasil possui 25 CPNs (fonte: Ministério da Saúde) que tem como principio a humanização do atendimento. As casas de parto já se instalaram em São Paulo, Juiz de Fora, Recife, Brasilia e Rio de Janeiro. Em geral as casas de parto são lideradas por enfermeiras-obstetras que são capacitadas para identificar alterações que possam acontecer durante o trabalho de parto e agir conforme a necessidade.


Fontes:


http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/maternidade/parto/centros-de-parto-normal
http://www.lappis.org.br/site/noticias/incubadora/93-casas-de-parto-e-integralidade.html

Casas de parto:
http://smsdc-casadeparto.blogspot.com.br/p/quem-somos.html
http://casadepartodesapopemba.blogspot.com.br/
http://www.casaangela.org.br/
http://www.sofiafeldman.org.br/atencao-a-mulher/cpn/

Comentários

Postagens mais visitadas